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A arte como agente de educação na Infância

Cultura
01/02/2021

A arte como agente de educação na Infância.

 

A arte e a educação podem caminhar juntos conscientemente dentro de uma estrutura planejada, você sabia disso ? Educação A palavra educação vem do latim educaire- educere, que tem como premissa a edução – externalização de algo que está contido dentro, então o papel do educador segundo grandes mentes da educação é primeiramente ter um grau de educação desperta dentro de si, e ter caminhos hábeis para fazer com que a outra pessoa aflore, eduza esses elementos de formação dentro dela, dentro desta lógica que o grande pedagogo suíço Jean Piaget falava: “O principal objetivo de educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram” Arte Já a arte tem sua origem no latim nas formas ars, artis, a partir de una raiz grega em téchne. Em seu sentido etimológico, trata-se de uma habilidade adquirida, da qual se opõe às faculdades concedidas pela natureza e, por outro lado, ao conhecimento da realidade, então temos dois aspectos a respeito da arte, pois temos a arte nos termos técnicos adquiridos aplicados á um determinado campo, e por outro lado, um aspecto da arte que contempla a realidade arquetípica da natureza, e dentro desses parâmetros abordados podemos claramente utilizar seus elementos como proposta educativa. Infância Segundo o psicólogo e pesquisador da infância Jean Piaget, a criança elenca 4 fases do desenvolvimento infantil, são elas: Fase 1 Sensório-Motor: Se trata da descoberta do corpo e das sensações acontecem por volta dos 0 aos 2 anos de idade. Nesta fase do desenvolvimento infantil, a coordenação motora é desenvolvida a partir dos estímulos que o bebê recebe, sejam desafios, espaços ou propostas lúdicas. A arte pode ser trabalhada nesta primeira idade de uma maneira bem sensorial através do estimulo da criança com os próprios pais em casa, interagindo com a criança, como por exemplo: estimulando diferentes sons de objetos, estimulando a criança com diferentes imagens e cores, e incentivando o tato com objetos de diferentes texturas. Fase 2 Pré- Operatório: A fase pré-operatória acontece dos 2 aos 7 anos. Nesta fase, a criança ainda percebe o mundo de acordo com suas experiências individuais e tende a se colocar no centro de todas as situações. Além disso, neste período acontece a “fase dos porquês” na qual há muita curiosidade sobre o mundo, sobre como as coisas são feitas e como funcionam. Nesta fase, a arte pode ser trabalhada através do incentivo ao aprendizado de alguma forma técnico artístico com elementos próprios da linguagem, é uma fase de desenvolvimento motor muito importante onde o movimento se faz presente em diferentes métodos próprios da idade nas diferentes nuanças da arte, como o teatro, a música, e a própria dança. Um período aonde agregar valores éticos e virtuosos agregado a técnica se torna muito valoroso na formação do caráter da criança. Fase 3: Operacional Concreto: O estágio operacional concreto ocorre entre os 8 e 12 anos de idade. Nesse momento, a criança começa a resolver problemas concretos a partir da lógica, a abstração e o pensamento filosófico ainda estão em desenvolvimento. As regras sociais já estão mais internalizadas, comandadas por um senso de justiça e reciprocidade. Esta é a fase da lógica e da matemática, onde tudo é entendido por meio de regras e padrões, mas também é o momento em que as crianças estão aprendendo a lidar com o pensamento e questões conceituais. Na fase operacional concreto, a criança já inicia uma fase, aonde o senso de responsabilidade começa a ser mais evidenciada, então toda técnica aprendida até aqui deve ser trabalhada em conjunto com as crianças mais novas, para que elas aprendam a compartilhar o seu aprendizado e não se tornem egocêntricas, e sim humanizadores, uma fase de aprofundar um pouco mais nos elemento técnico, com o senso de virtude, a virtude aplicado no ensino se torna a arte de educar Fase 4: Operacional Formal: A fase operacional formal acontece a partir dos 12 anos e é o momento em que as capacidades de reflexão e abstração já estão desenvolvidas. A partir daí, o adolescente começa a formar opiniões e conceitos sobre temas como sociedade e sua relação como indivíduo. Ao olhar para si e para o mundo a sua volta, questiona estruturas e define seus posicionamentos. A partir desta idade, já inicia uma linguagem um pouco mais formal, más não ainda de adulto, e sim levando em consideração o inicio da adolescência, e tudo que foi vivido até o momento pode ser aprofundado de alguma maneira, e mesmo que não sigam desenvolvendo o elemento técnico em algum ponto como por exemplo o estudo de um instrumento, ele carregará os frutos de um bom cidadão que em algum grau foi educado dentro dele com o auxilio de alguma arte. Educação na Atualidade Hoje sofremos de um grande mal relacionado a educação, pois os sistemas educacionais implantados na sociedade visão apenas a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, então ensina-se a técnica sem ao menos olhar para o lado formativo de caráter dos pequenos cidadãos, e isso passa despercebido aos olhos adormecidos da sociedade, pois não foi eduzido o que os jovens tem de melhor, e sim apenas acrescentaram informações técnicas, então vemos bastante conhecimento em diversas áreas sendo usado sem o elemento ético, levando a uma série de ações corruptivas em vários setores, conhecimentos que antes seria para melhorar a humanidade sendo usado para o desenvolvimento de armas cada vez mais letais, para aplicar golpes digitais e financeiros, para a degradação do meio ambiente, para saber fundamentar falácias cada vez mais convincentes. Então o elemento humano formativo do sistema educacional moderno está morto, falta a parte ética e humana aonde a arte aplicada a educação se torna uma ferramenta muito importante de educação. As virtude e valores humanos aplicado ao ensino se torna a arte de educar.

 

Por: Carlos Augusto de Sousa 

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